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Tudo o que você precisa saber sobre crowdfunding em 2019

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Guardiões anteriores estavam por toda parte.

Muito poucas pessoas foram capazes de iniciar um negócio, publicar um livro, publicar uma gravação ou transmitir sua opinião sem o apoio financeiro de outra.

A menos que você tivesse um parente particularmente rico e solidário, teria que tentar a sorte no banco ou em inúmeras conversas sem alma com investidores.

E mesmo assim você perderia grande parte do patrimônio ou seria paralisado por altas taxas de juros.

Felizmente hoje existe outro caminho.

Neste artigo, você aprenderá por que o crowdfunding é tão poderoso para as empresas e obterá dicas importantes para criar uma campanha bem-sucedida e alguns exemplos inspiradores de crowdfunding. Você também terá uma visão geral de alguns dos melhores sites de financiamento coletivo para financiar seus próximos negócios.

Mergulhamos.

O que é crowdfunding?

O financiamento coletivo é o processo de financiamento de uma empresa ou projeto, levantando pequenas somas de dinheiro de um grande número de pessoas.

O financiamento coletivo para startups é uma prática comum e é frequentemente usada por inventores, empresários, músicos, cineastas, artistas e instituições de caridade.

Começou em 1997, quando a banda de rock britânica Marillion questionou o status quo.

Sem fundos para financiar sua turnê nos EUA, a banda arrecadou US $ 60.000 de fãs – criando o plano para os sites atuais de financiamento coletivo.

Então os porteiros começaram a perder seu domínio.

Com tão poucos modelos de negócios você pode iniciar sem capital. O crowdfunding trouxe oportunidades e democracia para o financiamento.1§

Então o crowdfunding se tornou um Instream e as plataformas de crowdfunding online floresceram. De repente, empreendedores e artistas poderiam simplesmente pedir a seus fãs e clientes para financiar seus novos projetos.

Atualmente, a maior parte do financiamento coletivo é feita através de sites como o Kickstarter ou Kiva . Os crowdfunders criam uma página em um desses sites onde eles podem apresentar seu projeto ou entrar em contato com possíveis apoiadores.

Eles tentam canalizar o tráfego para esta página aplicando táticas de marketing como PR, estratégias de pay-per-view. Publicidade por clique e marketing de mídia social.

Vejamos um exemplo.

A Pimax lançou uma campanha de crowdfunding para "o primeiro fone de ouvido 8K VR do mundo". [19659034] Pimax Kickstarter "width =" 1999 "height =" 1139 "/>

Eles usaram a campanha para trazer o produto ao mercado mais rapidamente, com base no feedback de fãs e clientes. [19659002] Após a inicialização, a empresa levantou mais de US $ 4,2 milhões de quase 6.000 funcionários. [19659037] Como funciona o financiamento coletivo?

Existem muitos tipos de financiamento coletivo. Vamos dar uma olhada rápida em quatro dos mais importantes. [19659036] 1 Crowdfunding de recompensa

Essa é uma das formas mais populares de crowdfunding e sinônimo de sites como Indiegogo e Kickstarter.

O crowdfunding de recompensa é quando as pessoas prometem dinheiro por um certo benefício ou pacote. [19659002] Beeline .

Eles lançaram uma campanha de crowdfunding no Kickstarter para arrecadar dinheiro para seu novo dispositivo de navegação de motocicleta.

Eles lançaram uma série de aluguéis em troca de várias somas de dinheiro, por exemplo. B .:

  • US $ 129 ou mais: um dispositivo Beeline Moto, um suporte e um desconto futuro.
  • US $ 199 ou mais: um dispositivo Beeline Moto de edição limitada, feito de alumínio.
  • US $ 229 ou mais: dois dispositivos Beeline Moto, duas montagens e duas cópias do aplicativo Beeline.

  Kickstarter Rewards

Ao oferecer uma variedade de recompensas, os crowdfunders podem maximizar a quantidade de dinheiro que podem coletar, abordando todos os níveis de interesse.

. 2 Crowdfunding baseado em ações

Nesse caso, um investidor recebe parte da empresa em troca de seu investimento. O crowdfunding baseado em ações permite que as pessoas se tornem parte do projeto ou empresa, compartilhando riscos e oportunidades.

No futuro, o investidor também pode vender sua parte na empresa.

Sites de crowdfunding como Crowdfunder CircleUp e OurCrowd permitem que empresas colaborem com seus investidores.

Um bom exemplo é Dubuc Motors .

Esse esporte elétrico A Automobile Company contratou a Crowdfunder para arrecadar mais de US $ 6 milhões para expandir seus negócios em troca de ações.

  Campanha de financiamento coletivo da Dubuc Motors

3. Crowdfunding com base em doações

Nesta forma de crowdfunding, os apoiadores doam dinheiro sem qualquer recompensa ou incentivo financeiro.

O financiamento coletivo baseado em doações é, portanto, geralmente usado para fins de caridade, como para esta campanha na Fundly em apoio a um projeto de proteção contra inundações para o Happy Kids Center :

  Fundly Campaign

Existem muitos sites online baseados em doações, incluindo o GoFundMe e . 19659012] JustGiving .

. 4 Empréstimos ponto a ponto

Sites de crowdfunding ponto a ponto como o Lending Club e Prosper permitem que as pessoas emprestem dinheiro fora dos empréstimos bancários tradicionais.

Também é ótimo para os credores.

Os que estão dispostos a assumir o risco podem facilmente criar uma carteira de empréstimos que geralmente pagam taxas de juros mais altas do que os bancos.

O Kiva é um dos sites de crowdfunding ponto a ponto sem fins lucrativos mais populares. E se concentra em capacitar as pessoas a se libertarem da pobreza.

A imagem a seguir mostra a campanha do Grupo Imelda para arrecadar dinheiro para a criação de negócios locais:

  Campanha de financiamento coletivo da Kiva

Enquanto isso, empréstimos [19659012] O Club fornece até US $ 40.000 em empréstimos pessoais, e os investidores podem escolher entre investir em indivíduos ou instituições.

Benefícios do crowdfunding

O crowdfunding levantou mais de US $ 34 bilhões em todo o mundo somente em 2014.

Por que o crowdfunding é tão eficaz? Aqui estão quatro vantagens principais:

1. Plataformas existentes e financiadores dedicados facilitam o marketing

O financiamento coletivo cresce rapidamente a cada ano.

Mais e mais pessoas estão se tornando crowdfunders e doadores. O melhor de tudo, as campanhas individuais também levam para casa somas maiores de dinheiro.

A imagem abaixo mostra a quantidade média de dinheiro arrecadado por campanha de crowdfunding nos EUA de 2014 a 2016:

  Crescimento do crowdfunding

Mas isso não é tudo.

Toda plataforma popular de financiamento coletivo tem uma comunidade extremamente envolvente de investidores e clientes, que é incrivelmente fácil de acessar.

De fato de acordo com Alexa.com . Kickstarter e Indiegogo juntos recebem cerca de 600.000 visitantes únicos por mês.

Esta é uma oportunidade incrível.

Isso significa que, embora os crowdfunders ainda precisem gerenciar seu próprio tráfego, também há um grande grupo de investidores que buscam ativamente projetos de apoio.

Em outras palavras, seu marketing para clientes em potencial.

Will Ford, presidente e co-fundador da LaunchBoom disse : "De nossa experiência com marketing c Em campanhas em diferentes setores, descobrimos que o crowdfunding é o melhor canal de aquisição e o melhor ROI para o seu dólar de publicidade . "

Além disso, as plataformas de crowdfunding promovem campanhas bem-sucedidas e garantem o sucesso de novos clientes, sem nenhum custo adicional.

Ford continua: "Além disso, é provável que os torcedores compartilhem sua história com seus amigos nas mídias sociais, melhorando a virilidade da campanha e o valor de cada cliente."

Apenas tente! Este apaixonado pós-doutorado Bravery Co. Campanha de crowdfunding :

  Crowdfunding de mídia social

Conclusão: Seu orçamento de marketing continuará a expandir graças ao tráfego livre de seus apoiadores e ao site de crowdfunding.

. 2 Você pode gerar mais receita com menos risco

Veja o poder da pré-venda.

Ao pré-vender produtos com antecedência, você não precisa comprar e armazenar grandes estoques. Como escreve Ford, "tudo o que você precisa é de um protótipo funcional e de um ótimo plano de marketing".

Os problemas de fluxo de caixa são significativamente reduzidos e você nunca solicita mais do que precisa.

Além disso, se você o preparar, venderá milhares de unidades e poderá fazer pedidos maiores com os fabricantes. Isso quase sempre reduz os custos unitários e aumenta suas margens.

Em outras palavras, o crowdfunding permite que as empresas reduzam o risco financeiro e alavancem economias de escala.

. 3 Você pode validar seu produto e usar o feedback para aprimorá-lo antes do envio.

Qual é o principal motivo da falha de startups?

Provavelmente não é o que você pensa – não é falta de financiamento, concorrência acirrada ou marketing ruim. [19659002] De acordo com a CB Insights 42% das startups falham devido à falta de necessidades do mercado.

  Razões para o fracasso de startups

Em outras palavras, a maioria das startups falha porque constrói um negócio que Ninguém precisa nem se importa.

* Ai *

Felizmente, o financiamento coletivo resolve esse problema.

Permite validar sua idéia antes de investir em coisas como fabricação e operação. Se sua ideia não ressoar, você poderá fazer ajustes ou reviravoltas antes de ir muito fundo.

Mas essa nem é a melhor parte.

O crowdfunding também oferece a oportunidade perfeita para melhorar seu produto.

Basta pedir ao seu público-alvo, clientes e investidores, para compartilhar seus pensamentos . Por terem um interesse legítimo, eles dizem o que gostam, o que não gostam e como você pode adaptar seu produto às necessidades do seu mercado-alvo.

Beel ine fez exatamente isso, o que aconteceu no desenvolvimento do sistema de navegação de motocicletas.

Philip Marshall, co-fundador da We Ride London disse : "A Beeline perguntou soberbamente o que queremos e o que precisamos – então [we’re] o novo produto está muito animado.

  Campanha de Crowdfunding da Beeline

Além disso, essa estratégia não apenas melhorará significativamente seus negócios, mas também economizará dinheiro.

Em 2017, as empresas economizarão dinheiro globalmente em mais de US $ 45 bilhões para pesquisas de mercado . É uma quantia enorme gasta para descobrir o que o mercado precisa.

Além do crowdfunding, é loucura.

Por que gastar bilhões em pesquisa de mercado quando as pessoas fornecem a você feedback detalhado de graça enquanto você se torna seu cliente mais dedicado?

Legal, certo?

. 4 Você pode realizar vendas cruzadas e upselling como Crazy

. O que são vendas cruzadas e vendas adicionais ?

  • A venda cruzada é uma técnica de vendas usada para convencer os clientes a comprar produtos adicionais. produtos ou serviços complementares. Por exemplo: o McDonalds vende cross-sells perguntando: "Você quer batatas fritas?"
  • O upselling é usado para convencer os clientes a comprar uma versão atualizada mais cara do produto que eles desejam comprar. Por exemplo, as Upsells do McDonald's oferecem a pergunta: "Deseja exceder seu pedido?"

 Cross-selling e Upselling

O crowdfunding em uma base premium é uma maneira incrível de aumentar as vendas vendendo upgrades e extras. "E ofertas de pacotes.

Além disso, essa oportunidade não termina quando Sua campanha acabou.

Em seguida, você pode procurar seus clientes e oferecer complementos, acessórios ou novas linhas de produtos.

Além disso, sua primeira campanha costuma funcionar como combustível de foguete para a segunda campanha de crowdfunding.

Adam Poots, o inventor do jogo de tabuleiro de fantasia Kingdom Death lançou quatro campanhas do Kickstarter [19659012] até hoje, a primeira das quais arrecadou apenas US $ 1.741 para produzir uma elaborada estatueta colecionável.

Então Poots voltou sua atenção para a expansão dos personagens para um jogo de tabuleiro.

Em novembro de 2012, ele lançou sua terceira campanha no Kickstarter para o Bre "Kingdom Death: Monster" e arrecadou mais de US $ 2 milhões.

  Campanha do Death Death Kickstarter

Em 2016, Poots retornou ao Kickstarter para reimprimir o jogo com novos conteúdos.

Usando o público e o momento que ele construiu "Kingdom Death: Monster 1.5", foram arrecadados US $ 12,4 milhões na primeira hora – US $ 4 milhões. Resumo: você pode fazer vendas cruzadas e vendas cruzadas em campanhas e para o público-alvo configurado para lançar campanhas futuras. [19659002] Okay, Next:

3 dos melhores sites de crowdfunding

Existem centenas de sites de crowdfunding – na verdade, existem mais de 375 plataformas de crowdfunding na América do Norte.

] Aqui está um breve resumo de três sites incríveis de crowdfunding com base em recompensas para financiar seu próximo negócio:

Site de crowdfunding nº 1: Kickstarter

Resumo: Tudo ou nada crowdfunding.

  Kickstarter

Kickstarter é um dos principais sites de crowdfunding.

É por isso que os crowdfunders podem tirar proveito do público e da marca existentes do Kickstarter.

Este site hospedou a maior campanha de crowdfunding de todos os tempos: o Pebble Time Smartwatch (desde a sua aquisição pela Fitbit). Essa campanha começou em 2015 e levantou mais de US $ 20,3 milhões de mais de 78.000 pessoas.

  Campanha Kickstarter em Pebble

Com o Kickstarter, você pode definir uma meta financeira e um prazo para coletar o dinheiro. Então você pode oferecer recompensas diferentes a preços diferentes.

A sentença principal do Kickstarters é um sistema "tudo ou nada". Isso significa que os doadores não são cobrados até que a campanha chegue ao seu destino.

O site afirma que o financiamento tudo ou nada representa um risco menor para todos. O objetivo do financiamento não é esperado pelos promotores para concluir seu projeto sem os recursos necessários, e os apoiadores não serão sobrecarregados.

Este sistema também promove motivação e urgência.

diz Kickstarter. "Concluímos que os projetos realizam e superam seus objetivos ou nunca se afirmam completamente.

Os crowdfunders são limitados a projetos criativos e devem ser aprovados antes que possam iniciar a campanha. O site calcula 5% dos fundos captados, mais taxas de transação de 3 a 5%.

Site de crowdfunding nº 2: Indiegogo

Resumo: Crowdfunding flexível com base em prêmios.

  Indiegogo

Este site também hospedou uma grande parte das campanhas de crowdfunding de enorme sucesso, incluindo The Flow Hive . Em 2015, essa equipe de pai e filho lançou uma campanha para sua nova colméia inovadora, que arrecadou mais de US $ 14,9 milhões de mais de 40.000 pessoas.

  Campanha Flow Hive 2

Com esta opção, você pode manter todos os meios, mesmo que não atinja seu objetivo. Essa é uma opção fantástica se você pode alcançar a meta da sua campanha com qualquer quantia de dinheiro e receber as recompensas do financiador.

No entanto, se você tiver um limite estrito de aprovação / não aprovação, ainda poderá optar por financiamento fixo. [19659002] Além disso, ao contrário do Kickstarter, o Indiegogo não requer um processo de inscrição. O site calcula 5% dos fundos da campanha e as taxas de transação são 3% adicionais + 30 ¢.

Site de crowdfunding # 3: Patreon

Resumo: Crowdfunding em andamento para criadores. [19659256] Patreon "width =" 1999 "height =" 1160 "/>

Patreon é diferente da maioria dos sites de crowdfunding. É usado principalmente por desenvolvedores que desejam crowdfunding continuamente.

Como resultado, a plataforma é usada por muitos músicos, criadores, podcasters e cineastas.

Um dos usuários mais bem-sucedidos da plataforma é o podcast Chapo Trap House com mais de 22.000 clientes, contribuindo com mais de US $ 101.000 por mês.

  Patreon Chapo Trap House

Os fãs podem se inscrever para diferentes prêmios a qualquer momento.O criador entrega novo conteúdo . Patreon calcula as contribuições no final de cada mês.

O site não foi projetado para o lançamento típico de uma inicialização, mas é absolutamente paradisíaco para projetos em andamento.

O modelo baseado em assinatura do Patreon significa que o sucesso depende menos da exposição maciça e da agitação. Em vez disso, o relacionamento próximo com os fãs e a construção de um público fiel são cruciais. Qual site de crowdfunding é o melhor? Realmente depende da sua situação específica: seu produto, seu grupo-alvo, suas ofertas para investidores e suas metas de financiamento coletivo.

O Kickstarter é uma ótima maneira de apresentar sua ideia a um grande público, mas você só receberá o dinheiro quando atingir a meta de sua campanha. O Indiegogo também tem um público integrado, mas é mais flexível e não requer campanhas totalmente financiadas para liquidar o financiamento. Patreon é uma ótima opção para artistas e outras pessoas criativas que vendem seus produtos e idéias.

Como iniciar o financiamento coletivo: 6 dicas principais

Infelizmente, apenas 50% das campanhas de financiamento coletivo são bem-sucedidas .

No entanto, muitos superam em muito suas expectativas originais. Por exemplo, a Flow Hive levantou quase US $ 15 milhões com uma meta inicial de apenas US $ 70.000!

Aqui estão seis dicas importantes para ajudá-lo a chegar ao crowdfunding:

1. Criando algo verdadeiramente único e valioso

Para atrair a atenção das pessoas – e dinheiro – é preciso criar valor real.

Essa é quase certamente a parte mais difícil do processo, mas sem ela você está fadado ao fracasso desde o início.

Cedar e Stuart Anderson [1965-9012] consertaram em seu galpão por quase uma década para criar sua inovadora Flow Hive. O que eles criaram, no entanto, revolucionou toda uma indústria e cultura.

  Flow Hive

Andrew Beltran, cofundador da Original Grain diz que "Eles precisam se concentrar no produto principal e sobre o que você deseja trazer para o mercado. "

. 2 Preparando tudo com antecedência

Paul Farago, um colaborador experiente e fundador da Ace Marks diz: "Uma campanha do Kickstarter não pode ser feita apenas, você também precisa gastar muito tempo. programação.

Você deve poder fornecer respostas detalhadas para as seguintes perguntas:

  • Qual é o principal benefício do seu produto?
  • Por que esse principal benefício é tão importante?
  • Quem é seu mercado-alvo e seu público-alvo ?
  • Quem são seus principais concorrentes e o que o diferencia?
  • Quanto dinheiro você tem para coletar?
  • Quanto é esse dinheiro gasto? para?
  • Que forma de financiamento coletivo você usará?
  • O que acontece se você não atingir sua meta?
  • Quanto dinheiro você tem para atividades de marketing?
  • Quais canais de marketing são esses? Você vai se concentrar?

Chris Hawker especialista em crowdfunding e CEO da Trid Ent Design disse : "É o trabalho que estamos fazendo antes do início da campanha para vencer e alcançar o sucesso. "

3. Crie uma multidão antes de iniciar sua campanha de financiamento coletivo

Khierstyn Ross O fundador da Crowdfunding Uncut diz diz : "Ao iniciar sua campanha sem um público-alvo, comece Você para churrasco.

As campanhas de crowdfunding mais bem-sucedidas primeiro atraem um público. Dessa forma, o Flow Hive atingiu sua meta original de US $ 70.000 em apenas 8 minutos após o lançamento.

As campanhas que aumentam 30% de sua meta na primeira semana são mais bem-sucedidas .

  Lançamento da campanha

Chris Muscarella, Crowdfund e fundador da Field Company diz : "O primeiro passo é vender o progresso do seu conceito dentro de meses Seu kickstarter. "

Use suas redes existentes, comece a blogar e se envolva com sua comunidade de nichos. Faça de tudo para iniciar sua campanha com sucesso.

. 4 Verifique se o seu produto é adequado para crowdfunding.

Nem toda ideia de produto é adequada para crowdfunding.

Há uma razão pela qual as campanhas de crowdfunding se tornam virais: são atualizadas, únicas e inovadoras. Se o seu produto for muito semelhante a outras ofertas já existentes no mercado, ninguém se sentirá obrigado a contribuir.

Seu primeiro passo? Pesquisa de mercado . Você precisa se certificar de que sua ideia ainda não foi implementada e de que há uma necessidade para o seu produto.

Se você selecionou esta caixa de seleção, marque Trend Products em plataformas de crowdfunding. O que você vê em comum? Por que essas campanhas estão em voga?

5. Crie conteúdo convincente

Observe que o vídeo faz parte de quase todas as campanhas bem-sucedidas de financiamento coletivo. Isso ocorre porque o vídeo é uma ferramenta de marketing eficaz . A Cisco afirma que, em 2021, 82% de todo o tráfego da Internet do consumidor será de vídeo.

No entanto, eles precisam de mais do que apenas vídeos excelentes para criar empolgação e tração sustentada, levando a uma campanha totalmente financiada.

A lista de verificação do conteúdo da campanha de crowdfunding deve incluir:

  • Pelo menos um vídeo de herói
  • Belas e profissionais fotos de produtos profissionais e imagens e renderizações
  • Manchetes e cópias atraentes
  • 19659045] E-mail
  • Mídia social

6. Ofereça níveis motivacionais de preços que as pessoas realmente desejam

Parte da diversão de investir em projetos de financiamento coletivo é a recompensa que você ganha quando é um dos primeiros apoiadores. Às vezes, é tão fácil quanto um desconto no produto. O cabo telefônico KOALA Super-Grip fornece um incentivo ao engajamento, prometendo um desconto percentual mais alto em pedidos maiores.

Você também pode criar "pacotes configuráveis" para obter diferentes quantidades de penhor. Por exemplo, a máquina de exercícios físicos MONKII 360 oferece um elástico, um programa de compromisso de 36 dias e um programa de hábitos de 21 dias. Uma promessa de US $ 399 oferece tudo isso e muito mais, incluindo um dispositivo portátil, várias bungees e vários outros complementos.

Não há mais produtos disponíveis? Pense em outros bônus: talvez você receba uma correspondência antecipada ou tenha acesso a uma plataforma on-line complementar ou talvez tenha a oportunidade de conhecer os bastidores com as pessoas por trás do produto. Se você precisar de mais idéias, o Kickstarter tem uma lista de 96 recompensas a serem consideradas.

Melhores práticas de crowdfunding

Conte uma ótima história e seja transparente.

Grandes histórias Conquistando corações [19659012].

Clay Hebert O fundador da Crowdfunding Hacks diz : "As melhores campanhas com as quais trabalhei contam uma certa história a um determinado grupo de pessoas. "

É por isso que as campanhas com vídeos pessoais obtêm 105% mais do que aquelas que não recebem.

Portanto, encontre maneiras de se conectar com seu público . Faça um vídeo em movimento, compartilhe muitas fotos e deixe mostrar a personalidade e os valores da sua empresa .

Nikolaj Hviid Crowdfunder e fundador da Bragi 19659012] diz : "Comunique a mágica do seu projeto e explique por que você está determinado a fazer isso. Você prometeu. "

Comunique claramente o que os financiadores podem ganhar

Ninguém lhe dará dinheiro por nada.

Mesmo com o financiamento coletivo baseado em doações, os doadores têm uma sensação de satisfação e boa vontade quando ajudam uma boa causa.

Você deve se perguntar constantemente o que há para você.

Como Thomas Dadourian CEO da LaunchBoom, afirmou: "Os apoiadores do Kickstarter e do Indiegogo querem coisas legais com desconto sobre todos os outros."

Portanto, aumente seus níveis de recompensa com cuidado e oferecer incentivos para madrugadores.

E sempre ofereça mais valor do que o custo que você paga. Se você fizer mais do que gastar dinheiro com seus financiadores, será mais provável que eles o ajudem em campanhas futuras.

Não termine a campanha.

Mesmo se você for totalmente financiado, é importante manter a dinâmica. Lembre-se das metas de longo prazo aqui: você deseja desenvolver um cliente devoto que o apoiará agora e após a campanha.

Você passou todo esse tempo criando uma lista de emails. Então você quer continuar usando.

Mantenha os funcionários informados sobre a evolução do seu produto. Publique conteúdo do desenvolvimento de objetos de produção ou marketing nos bastidores, incentive os investidores a contribuir com os recursos de design do produto e mantenha a emoção viva.

Resumo: Continue com suas idéias de financiamento coletivo

O financiamento coletivo é uma oportunidade incrível.

Este fenômeno cultural democratizou o financiamento e erradicou os porteiros. Agora qualquer pessoa com uma ótima idéia e com a capacidade de colocá-la em ação pode arrecadar os fundos necessários para o sucesso.

Você já participou de uma campanha de crowdfunding? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

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Der Beitrag Alles, was Sie über Crowdfunding wissen müssen, erschien 2019 zuerst auf Oberlo.

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