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O melhor guia para lealdade à marca

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É importante manter seus clientes felizes.

Qual a importância?

Vamos ilustrar com algumas estatísticas sobre lealdade à marca:

  • Os clientes com um relacionamento emocionalmente carregado com uma marca têm um valor vitalício 306% mais alto do que aqueles que não o fazem.
  • Cinqüenta por cento dos clientes disseram que deixaram uma marca à qual permaneceram leais, porque um concorrente era mais adequado às suas necessidades.
  • 33% dos clientes pensam em uma mudança de marca após apenas uma experiência ruim. Conclusão: Você definitivamente deve investir na construção da lealdade à marca, seja por meio de um programa de fidelidade completo do cliente ou através do uso de estratégias.Neste artigo, a importância da lealdade à marca, benefícios e exemplos, além de alguns Etapas e ferramentas para criar lealdade à marca para o seu negócio são explicadas.

    O que é lealdade à marca L?

    A lealdade à marca é, por definição, "a tendência de alguns consumidores de continuar comprando a mesma marca, em vez de marcas concorrentes".

      Lealdade à marca

    Essencialmente, é desejo do seu cliente permanecer seu cliente. Na sua opinião, é a lealdade do cliente – sua capacidade de manter os clientes vivos a longo prazo.

    A lealdade à marca pode ser determinada por vários fatores.

    Seus produtos podem ser de qualidade imbatível. Seu serviço ao cliente pode ser impecável, deixando você com um sorriso toda vez que eles interagem com você. Você pode estar em íntimo acordo com suas crenças e valores, para ver sua marca como uma extensão de si mesmo.

    Mas lembre-se, apenas porque um cliente faz mais de uma compra não significa necessariamente que ele é leal. Você pode ter apenas uma oferta mais barata ou mais conveniente que pode ser facilmente encontrada por um concorrente.

    A principal diferença é que a lealdade à marca está profundamente enraizada nas emoções positivas – confiança, conforto, confiabilidade, satisfação e outros fatores que o levam a fazê-lo. 1.

    Por que a lealdade à marca é importante?

    Para ser honesto, criar lealdade à marca é uma maneira garantida de manter seus negócios à tona e prosperar.

    Se você não conseguir manter seus clientes comerciais, sempre precisará investir dinheiro em marketing e publicidade para encontrar novos.

    Alguns dizem que isso pode custar cinco vezes mais do que você garante que seus clientes atuais estejam satisfeitos. (Ou sete vezes mais … ou 25 vezes mais dependendo de quem você pergunta.)

    Por que a lealdade à marca é importante? Ele oferece à sua empresa o belo presente desses benefícios:

    Vantagens da lealdade à marca

    Aqui estão apenas alguns dos muitos benefícios da lealdade à marca.

    1. Margens de lucro mais altas

    Em uma pesquisa do SuperOffice 52% dos entrevistados disseram que a lealdade do cliente era sua maior fonte de receita. Isso foi seguido por uma aquisição de 45% dos clientes.

      Vantagens da lealdade à marca

    Fonte

    Uma das razões para isso é que os clientes regulares gastam até 67% mais, em média, do que os novos clientes – se atenderem ao Customer Lifetime Value (CLV) 19659005] ou dê um bom impulso ao valor total em dólar de cada cliente.

    E, como mencionado anteriormente, envolver mais clientes significa que você pode sustentar suas vendas e crescimento sem gastar muito dinheiro em estratégias como aquisição de clientes e conversões de clientes .

    Se um número suficiente de clientes retornar sozinho, teoricamente você poderá obter as mesmas vendas sem gastar um centavo extra em marketing.

    Então, se você gastar menos e ganhar mais, obterá maiores lucros.

    1. Melhor reconhecimento da marca.

    Quando os clientes amam você, eles criam um efeito de onda. [19659002] As pessoas estão começando a falar sobre você. Eles o recomendam aos amigos e familiares e até oferecem a você marketing gratuito na forma de gritos voluntários de mídia social nas redes sociais .

    Esse marketing gratuito pode abranger o leque de conteúdo do usuário no qual eles exibem seu produto ou serviço em ação, apenas para se gabar dos amigos. (A propósito, você também pode adicionar isso ao seu Plano de marketing de mídia social .)

    Por fim, por meio dessa boa vontade e do positivo boca a boca você se tornará mais popular e facilmente em seu nicho reconhecer. Isso, por sua vez, facilita a transformação de clientes em potencial em novos clientes – sejam referências bem-sucedidas de clientes existentes ou pessoas que encontram sua marca de maneira diferente.

    1. Proteção contra mudanças nas condições do mercado

    Há muitas coisas que podem dar errado, enquanto você cuida silenciosamente de seu próprio negócio (trocadilho intencional).

    Aqui estão alguns exemplos de como as condições do seu mercado podem mudar e quão importante a lealdade à marca pode ser para protegê-lo de tremores secundários: [19659072] Diga a um novo rival que ataca seu nicho. Se os clientes têm certeza de que você lhes dá o que querem, eles nem olham duas vezes para os outros caras.

  • Diga aos seus principais concorrentes que estão subitamente baixando seus preços, mas você não pode acompanhar. Os clientes fiéis conhecem o preço premium das experiências premium e não saltam tão facilmente. Um estudo mostra que até 80% dos clientes estão dispostos a gastar mais em experiências melhores.
  • Suponha que exista uma recessão econômica em seu mercado principal. As investigações da Adobe provam que a lealdade à marca continuou a trazer crescimento de receita, apesar dos tempos difíceis para clientes e empresas.
  1. Proteção contra danos à reputação

Você já ouviu ou viu algo ruim sobre uma empresa que ama? E uma empresa com a qual você não concorda?

Se você está comprometido com uma marca, críticas negativas e outros fatores negativos têm menos impacto na sua decisão de permanecer com eles. Se o que você vê não corresponde às suas próprias experiências, ele automaticamente tem menos impacto.

Essa é uma das razões pelas quais o fortalecimento da lealdade à marca pode ser tão benéfico. É preciso muito mais do que apenas uma classificação ruim para afastar esses clientes – e confie em nós, você receberá pelo menos algumas críticas negativas.

É exatamente assim que o biscoito do consumidor se desfaz.

Então agora que você sabe o quão importante é a lealdade à marca, vamos mostrar como construí-la.

Como criar um programa de marca

Uma das melhores estratégias para a fidelidade à marca é criar um programa de fidelidade à marca. também é chamado de programa de fidelidade do cliente.

Você os viu se inscrever para obter uma marca para ganhar pontos, descontos extras e outras recompensas ao fazer determinadas compras, recomendar a um amigo ou se envolver com uma marca. [19659002] Os programas de fidelidade do cliente são muito eficazes porque fazem com que seus clientes se sintam especiais. Além disso, quem não ama muito ou regalias grátis?

Aqui estão alguns tipos de programas de fidelidade à marca e exemplos de empresas que os utilizam bem.

Programas de marca com base em pontos

Fiel a Esses programas de fidelidade à marca oferecem pontos para ações específicas que você pode resgatar em troca de recompensas.

Beauty Brand A Sephora é um exemplo de empresa que assassina seu programa de recompensa. Possui mais de 17 milhões de membros e seus membros são responsáveis ​​por até 80% da receita da empresa.

Seu programa fornece pontos iguais ao valor em dólar de suas compras. Se você gastar US $ 57, são 57 pontos.

Os clientes podem resgatar seus pontos para todo tipo de brindes, como maquiagem, produtos para cuidados com a pele e até recompensas excepcionais para VIPs verdadeiros, como tratamentos faciais, um benefício de beleza ou uma visita domiciliar enquanto tocam suas sobrancelhas.

  Programas de fidelidade com base em pontos

Programas de fidelidade com marca

Os programas de fidelidade com marca geralmente também são baseados em pontos. No entanto, eles dividem os membros com base em sua participação e comprometimento em etapas. Quanto mais alto o nível do cliente, mais benefícios eles receberão.

O SheFit faz isso maravilhosamente com um programa que ganha "coroas" (ou pontos extravagantes) por ações como inscrição, compartilhamento ou acompanhamento.No Facebook e Instagram, além das coroas gastas, cada aniversário é comemorado por US $ 1.

  Programas de fidelidade de nível

O programa consiste em quatro níveis, cada um com benefícios especiais que se complementam. Por exemplo, alguém no nível "VIP She" recebe 100 CZK por compartilhar no Facebook, enquanto os níveis mais baixos recebem apenas 50 CZK.

Outros benefícios destacados incluem acesso antecipado às vendas, uma olhada em novos produtos e um presente anual

Esses são alguns benefícios sérios.

Programas de fidelidade à marca VIP

Um programa de fidelidade à marca VIP eleva os níveis a um nível totalmente novo, oferecendo acordos excelentes para os níveis mais altos.

Esses programas usam uma estratégia inteligente para identificar e satisfazer absolutamente seus clientes mais fiéis.

Neiman Marcus e Bergdorf Goodman até chamam de seu programa de fidelidade à marca. InCircle . Se isso não leva a um desperdício de exclusividade e peculiaridade, não sabemos o que causa isso.

O programa InCircle consiste em cinco círculos (ou camadas). Mas eis a parte interessante: do terceiro círculo, os clientes recebem um cartão físico chamado The Perk Card.

Este cartão oferece benefícios exclusivos, como restaurantes, estacionamento com manobrista, alterações, salões e o atendimento de itens preciosos, como jóias, bolsas e sapatos.

  Programas VIP de vinculação de marcas

Como você pode ver, Neiman Marcus e Bergdorf Goodman realmente conhecem seu público-alvo – eles sabem que possuem itens de luxo que requerem atenção especial. Gostam de peles e jóias de alta qualidade e aproveitam isso. como uma alavanca para se envolver mais na vida de seus clientes.

Um programa especial pode fazer maravilhas para aumentar a lealdade à marca, mas não é o único caminho.

Como criar lealdade à marca: 3 dicas adicionais

Existem várias estratégias de lealdade que você pode incorporar em qualquer parte de sua estratégia de marca e táticas de marketing. Vamos dar uma olhada em alguns acionáveis.

. 1 Coloque o atendimento ao cliente a toda velocidade

Isso é fácil. Somente uma interação positiva pode dissipar os medos e dúvidas de um cliente sobre fazer negócios com você. Em seu lugar, você pode obter uma apreciação duradoura e um boca a boca que gera recomendações para sua marca.

Respostas em vasos, no entanto, você não ganhará nenhum ponto de brownie. Se você quer conquistar clientes, precisa melhorar ainda mais as coisas. Você pode fazer isso:

  • ouvindo seus clientes – recebendo feedback por meio de pesquisas pós-compra, audição social e assim por diante.
  • para responder a todas as perguntas / reclamações / comentários.
  • Antecipação das necessidades do cliente – por exemplo, se você vende itens de alto valor, está oferecendo uma apólice de seguro que oferece garantia

2. Personalizar a experiência do cliente

Outra ótima maneira de criar lealdade do cliente é fazer com que seus clientes sintam que compreendem suas necessidades e também cuidam deles em nível individual. Isso pode ser feito usando a personalização.

De acordo com um relatório do Business Insider após uma experiência personalizada do cliente com uma marca, provavelmente 44% das pessoas se tornarão compradores recorrentes. Isso é apoiado por uma pesquisa de 2018 que mostra que 87% dos profissionais de marketing que usam personalização viram um aumento significativo nos resultados dos negócios.

Se o conceito de personalização for novo para você, comece pequeno. Isso pode significar que você envia cartões e e-mails personalizados para seus clientes. Abaixo está um exemplo de ProFlowers . A empresa usa dois tokens de personalização, incluindo o primeiro nome do cliente e uma solicitação de feedback.


O email acima é simples o suficiente para ser replicado em sua própria marca e o cliente se sente como seu único público.

. 3 Aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário

O compartilhamento do UGC (conteúdo gerado pelo usuário) na forma de histórias de sucesso de clientes, depoimentos, análises e outros conteúdos é uma excelente maneira de aumentar a lealdade à marca. O Instagram é um lugar importante para encontrar imagens de clientes e nomes de marcas que podem surpreender o resto de seus fãs.

Por exemplo, marcas como Luxy Hair publicam e republicam regularmente conteúdo que revela a experiência satisfatória de seu produto ou serviço a partir dos perfis do Instagram de seus clientes.


O conteúdo gerado pelo usuário permite que você reconheça seus clientes existentes enquanto impressiona novos clientes. Pesquise seus perfis de mídia social para encontrar UGCs que ajudam a criar e melhorar a fidelidade à marca.

Ferramentas e aplicativos de fidelidade à marca

  1. Smile: Rewards & Loyalty

Com o Smile.io, você pode criar três programas: Programa de Fidelidade, Programa de Referência e Programa VIP. Você pode recompensar seus clientes de mais de dez maneiras, incluindo: Através de logins de contas, compras, referências, compartilhamentos sociais e muito mais.

Se você hesitar em fazer um investimento, poderá personalizar seus programas usando a versão gratuita para uma avaliação.

  1. Recompensas e recomendações do Swell

  Recompensas e recomendações do Swell

O aplicativo Swell permite que você use níveis VIP e técnicas de gamificação para dar a seus clientes uma sensação de exclusividade e, finalmente, mais engajamento.

Recompense seus clientes com mais de 15 promoções, como referências, valores mais altos de pedidos (gaste $ X, ganhe $ Y), faça mais compras (faça compras de X, ganhe $ Y) e revise, leia ou visualize conteúdo específico e muito mais. E o melhor de tudo, é gratuito para até 100 pedidos por mês.

  1. Rise.ai – Cartões-presente e lealdade

Este aplicativo Rise.ai se concentra no uso de cartões-presente e no armazenamento de créditos para criar lealdade à marca. Os clientes podem enviar cartões de marca e de presente por e-mail e mensagem instantânea e podem ser usados ​​em várias lojas.

Você pode enviar campanhas de cupons em massa e oferecer créditos, pontos de fidelidade e descontos para incentivar compras.

  1. Marsello Marketing Automation

Marsello é especialista em Marketing Automation e fornece recursos para ajudá-lo a criar lealdade à marca. Você pode dividir automaticamente seus clientes em grupos relevantes e enviar a eles emails direcionados para cada estágio do funil de vendas .

O programa de fidelidade do aplicativo recompensa automaticamente seus clientes com pontos de fidelidade com base em fatores como gastos e análises de produtos, referências, engajamento nas mídias sociais e muito mais.

Alcance e supere seus objetivos com lealdade à marca.

Uma loja online – especialmente uma loja de dropshipping – não é menos competitiva. [19659002] Para fortalecer sua concorrência e garantir sua participação no mercado a longo prazo, as marcas mais experientes constroem estratégias de engajamento da marca em praticamente todos os aspectos de seus negócios.

Desde programas direcionados de fidelidade à marca, a um melhor atendimento ao cliente, a experiências mais personalizadas da marca A lealdade proporciona um impulso significativo à sua empresa. Também oferece uma chance muito maior de atingir e exceder suas metas de negócios.

Que tipos de lealdade à marca você incorpora ao seu modelo de negócios? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

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