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Como fazer um ótimo lançamento de produto

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Esteja você iniciando um novo negócio do zero ou adicionando um novo produto à sua linha de produtos existente, os lançamentos de produtos são extremamente importantes. O lançamento bem-sucedido de produtos pode ajudá-lo a obter sucesso a longo prazo, mesmo se você já estiver bem estabelecido em seu setor.

Este é um aspecto importante. Então, você precisa de mais do que apenas um simples anúncio por e-mail dizendo "Está aqui! "Com uma única imagem de tudo o que você traz à tona.

Estima-se que entre 70 e 90% dos novos produtos "falhem", o que significa que eles não são vendidos na quantidade e na frequência necessárias para a lucratividade. Talvez algumas compras aconteçam, e é isso.

Em muitos casos, um lançamento de produto menos que excelente é a causa de uma falha do produto. A preparação é a chave e, neste post, ajudamos você a garantir que você esteja o mais preparado possível para um lançamento sólido do produto que o levará ao sucesso.

O que faz um ótimo lançamento de produto?

Um ótimo lançamento de produto deve ser estratégico em termos de teste e marketing. Este é um processo demorado e complexo. Não basta listá-lo online e disponibilizá-lo. Embora o produto em si deva ser forte, é o marketing e tudo o que leva ao que o lançamento faz ou não, porque se ninguém ouve o quão bom é o seu produto, ele não pode comprá-lo. [19659002] O processo envolve o desenvolvimento e teste de estratégias e o desenvolvimento e estratégias de teste, enquanto se trabalha para o objetivo de gerar muita emoção e transparência quando a página do produto fica online no seu site. É um processo de aprendizado baseado em como você alcança efetivamente seu público, o que é importante antes e depois do início.

O processo passo a passo de um lançamento sólido do produto

Os lançamentos de produtos não devem ser acelerados. Isso significa que o processo deve começar cedo. Vamos, portanto, seguir o processo passo a passo.

. 1 Definição clara da USP do produto

A USP geralmente é válida para uma marca como um todo, mas também pode ser definida para produtos individuais. Os USPs explicam por que alguém deve comprar seu produto em relação aos concorrentes, explicando o que torna seu produto único e valioso. Eles afetam as mensagens que você usa e como comercializa o produto, o que é essencial para o desenvolvimento da sua estratégia.

Rockin & Green por exemplo, desenvolveu uma USP forte que se concentra na limpeza eficaz de roupas ativas usadas para lavar outros produtos, mas não limpas.

Eles usam vídeos e fotos de roupas ativas "limpas" embebidas com o produto em uma banheira que torna a água ofensiva em cinza, marrom ou preto para demonstrar o que os outros não podem.

Compreender um possível USP é um bom ponto de partida e deve ser identificado no início do desenvolvimento da estratégia.

. 2 Identifique os segmentos de seu público-alvo

Depois de ter uma ideia clara do que faz seu produto se destacar, você pode começar a descobrir quem é seu público. Em muitos casos, existem vários nichos de grupos-alvo diferentes aos quais o seu produto pode recorrer.

Voltaremos a lidar com o Rockin 'Green. Eles têm algumas campanhas especificamente para mulheres mais jovens que falam sobre o quão caro é seu vestuário esportivo e como é difícil cuidar delas, e sabem que esse público deseja obter seus investimentos em Lululemon. Eles também têm anúncios como o exemplo acima, feitos sob medida para mães adolescentes e com casas cheias de equipamentos esportivos fedorentos que nunca parecem limpos.

Esses são dois segmentos de público-alvo muito separados. Ao criar mensagens para cada segmento, elas se tornam mais bem-sucedidas na publicidade de produtos.

Você precisa adaptar sua estratégia aos segmentos de público-alvo. Divida seu nicho de grupo-alvo em personalidades de compradores diferentes . Essas personas devem ser desenvolvidas para entender os dados demográficos, motivações e vulnerabilidades básicas do seu produto.

Provavelmente toda Persona é muito diferente daquela ao lado, mas isso é uma coisa boa. Quanto mais detalhados, melhor eles podem controlar seu conteúdo.

. 3 Realizar pesquisa de mercado

Quando você cria uma Lista de Verificação de Lançamento do Produto, ela sempre aparece na parte superior. Você quer saber o que seus concorrentes já têm a oferecer, como eles são comercializados e quão bons são.

Que tipos de campanhas publicitárias estão sendo veiculadas por seus concorrentes? Quais recursos são destacados e que tipo de recepção os produtos veem? Identifique seus principais concorrentes e entenda como se destacar.

Isso pode ser usado para fortalecer ou alterar seu USP, especialmente se você encontrar novas maneiras de redesenhar seu produto. Você também pode achar que os produtos de sua concorrência são descritos como "ótimos, mas difíceis de limpar". Se seus produtos puderem ser limpos em cinco segundos, essa é uma dica.

. 4 Introduzindo um pequeno teste beta de pré-lançamento

O teste inicial é crucial porque você pode testar conceitos iniciais antes de investir muito dinheiro para executar ações all-in em uma estratégia que pode não funcionar.

Em muitos casos, o uso de pequenos grupos focais é uma boa opção. Você pode identificar membros entusiasmados do seu público, incluindo clientes atuais, e pedir que testem o produto gratuitamente, para obter um feedback real. Buffy atualmente está fazendo isso com suas novas almofadas em evolução. Recentemente, eles enviaram pesquisas a alguns de seus clientes para identificar usuários em potencial para um teste muito inicial de seu produto e fornecer feedback.

Você também pode usar anúncios do Facebook com hiper-segmentação com restrições geográficas ou interessantes estreitas Encontre candidatos a teste ou avalie a aceitação e interesse em seu novo produto.

Monitore cuidadosamente os testes e aplique as informações que deseja personalizar. Certifique-se de perguntar ao seu público-alvo sobre o produto, seu uso e sua opinião de marketing.

. 5 Desenvolva sua estratégia de marketing

O marketing tem tudo a ver com o lançamento do produto e, neste ponto, você tem muitos dados para trabalhar. Você pode criar seu mix de marketing. É uma mistura de estratégias e plataformas que ajudam a alcançar o público.

Nesse momento, você deve fazer o seguinte:

  • Decida em quais plataformas você deseja usar e quanto deseja investir
  • Defina uma parte da cópia que está usando.
  • Selecione estratégias de implementação específicas, como: Por exemplo, se você deseja usar descontos, programas de referência ou marketing de influência.

Diferentes plataformas servem a propósitos diferentes, e cada uma tem suas próprias forças e fraquezas. Considere o seguinte em sua seleção:

  • O marketing por email é econômico e geralmente possui um ROI alto, conectando você a pessoas que já estão interessadas em você.
  • Os anúncios de pesquisa (como Google, Bing e Pinterest) permitem que você mostre seus produtos para as pessoas que os pesquisam ativamente. Eles geralmente têm custos mais altos, mas ainda podem rastrear usuários no funil de vendas.
  • O marketing de influenciadores é uma boa opção para aumentar rapidamente a visibilidade e gerar hype rapidamente.
  • Anúncios sociais como Facebook e Instagram podem ajudar a lançar seu produto para usuários que atendem a certos critérios de segmentação que despertam seu interesse e geram demanda. Eles geralmente são um pouco mais baratos que outras campanhas PPC, mas geralmente exigem funis mais longos para convencer os usuários a se converterem.
  • As análises de produtos e as campanhas de referência são extremamente eficazes e econômicas, usando marketing boca a boca e evidências sociais a seu favor. Eles precisam de revisões para começar, mas esses programas devem ser implementados antes do lançamento para dar o tom certo.

O uso de uma mistura de diferentes estratégias e plataformas de marketing geralmente é uma boa opção, pois os usuários em diferentes estágios do funil precisam de mensagens específicas em horários específicos. Lembre-se de que lançar uma rede mais ampla levará rapidamente a mais sucesso.

. 6 Crie suas páginas de destino e listas de produtos

Agora que você sabe como comercializar seu produto, é hora de colocar todas as páginas de destino e listas de produtos em operação. Verifique se eles estão disponíveis no seu site e faça o upload de algumas campanhas de anúncios no Ad Manager para aprovação.

Você não precisa iniciar nada oficialmente. Você pode agendar suas campanhas de publicidade para serem aprovadas no sistema. Mas não comece até estar pronto.

Você também pode definir que a página da lista de produtos não seja encontrada para ser removida do console de pesquisa do Google para que não seja encontrada na pesquisa e não apareça no menu de navegação do site atual. Mas você ainda quer que seja feito. Faça isso cedo.

. 7 Prepare seu calendário inicial

Antes de começar a publicar suas campanhas, você precisa ter seu calendário inicial pronto. Você precisa saber exatamente quando deseja publicar o grande lançamento, para poder promovê-lo com antecedência e quando é a hora certa de tomar a ação certa.

Nesse momento, verifique se está planejado um teste beta claro e se há prazos claros, caso você precise dos resultados novamente. Também é bom ter prazos internos claros, pois às vezes é fácil testar e testar mais. Mas a verdadeira perfeição é uma ilusão. Portanto, mantenha seu calendário atual, a menos que ocorram problemas legítimos de segurança ou mau funcionamento do produto.

Nesse estágio, crie uma Lista de Verificação de Lançamento do Produto para cada tarefa que você precisa executar a partir desse estágio. As coisas podem ser caóticas e se mover rapidamente, para que você não queira que algo escorregue entre as rachaduras.

. 8 Apresentando um programa de teste beta mais completo

Em seguida, você está executando um programa de teste beta para uma versão mais completa. Você pode alcançar influenciadores e mais clientes e enfatizar que deseja críticas e feedback honesto. Personalize suas campanhas e estratégias conforme necessário, porque mesmo que seja tarde, você deve fazê-lo antes que os produtos sejam oficialmente lançados, conforme necessário.

Idealmente, tente usar pontos de teste beta exclusivos para aumentar o interesse inicial da FOMO e do Drive. As pessoas podem se inscrever em uma lista de e-mails para serem notificadas assim que o produto estiver disponível, caso não sejam admitidas no teste beta.

. 9 Verifique se está tudo pronto

Verifique se está tudo pronto antes de começar.

Você tem estoque suficiente para a primeira onda de receita prevista? Eles estão disponíveis e você sabe quanto tempo levará para recuperá-los?

Seus processos de remessa estão em ordem?

Sua equipe de vendas e / ou suporte ao cliente e suporte técnico são treinados no novo produto, como ele funciona, por que ele beneficia os clientes e como usá-lo.

Os dropshipers também desejam garantir que o fornecedor esteja pronto para uma grande quantidade de pedidos, especialmente se você contar com o estoque de estoque suficiente do fornecedor. Informe o que está por vir e quantos pedidos você espera.

10 Iniciar anúncios

Indique com pelo menos uma semana de antecedência que você estará lançando o novo produto em breve por meio de campanhas por email e mídias sociais.

Quando o produto iniciar, mencione que os produtos podem ser limitados. Isso aumentará a escassez e ajudará a aumentar as vendas mais cedo. Faça isso nas redes sociais, via e-mail e use as campanhas publicitárias do Facebook para atrair mais interesse desde o início.

Quando os influenciadores falarem sobre o seu produto, peça-lhes que o façam logo no início, para que os clientes possam começar a comprar imediatamente. Isso reduz a probabilidade de eles clicarem, verem que ainda não estão disponíveis e descartá-los.

. 11 Realize um evento oficial de lançamento

É a semana de lançamento ou lançamento do produto! Um evento oficial de lançamento pode ajudar a corrigir as coisas.

Há tantas novas e excelentes idéias de lançamento, incluindo as seguintes:

  • Curta o Facebook para demonstrar o uso do produto
  • Um webinar sobre o produto que você publicou
  • Concursos sociais envolvendo evidências sociais criou e registrou informações de leads para atrair interesse e atenção social. Você pode usar uma oferta para o novo produto como o grande prêmio.
  • Eventos na loja, se você tiver uma loja de varejo com alguns brindes ou amostras de produtos.

Certifique-se de gerar o máximo de interesse possível para aproveitar ao máximo todas as plataformas.

3 exemplos de lançamentos incríveis de produtos

Existem muitos exemplos excelentes de campanhas de lançamento de produtos. No entanto, vejamos três exemplos de planos de marketing de lançamento de produtos que podem ser facilmente personalizados e replicados por empresas de todos os tamanhos.

Brooklinen

Brooklinen é uma loja de comércio eletrônico que vende lençóis, edredons, toalhas e muito mais. Eles têm fortes estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos, incluindo o anúncio constante de novos produtos via SMS. A maioria das marcas não faz isso. Isso permite que eles se destacem dos clientes existentes e exijam sua atenção.

Logo após o anúncio do anúncio por SMS, seguiu-se uma campanha de revisão. Essas classificações provavelmente vieram dos primeiros beta testers e deram um grande impulso ao lançamento.

ThirdLove

ThirdLove é uma empresa de lingerie que conduz constantemente campanhas de marketing fortes e o faz desde o lançamento. Suas campanhas de lançamento de produtos são sólidas. Cada vez que novos produtos são disponibilizados, eles enviam um e-mail à sua base de clientes, explicando o que é o novo produto, como deve ser usado e por que é necessário.

Além de uma boa explicação do valor dos novos produtos, eles também usam dicas claras para indicar sutilmente ao leitor que isso é novo e que você precisa vê-lo. Linhas de assunto como "Olá, região geográfica" indicam um novo produto que desperta interesse. Eles sempre valorizam o conforto, a inclusão e o ajuste perfeito, que são seus grandes pontos de venda exclusivos.

Draper James

Draper James acaba de lançar sua Spirit Collection que contém todas as roupas e acessórios que você precisa para torcer em seus times favoritos.

Quando o produto chegou ao mercado (pouco antes da temporada de futebol da faculdade, tornando-o uma escolha oportuna e inacreditavelmente boa), eles começaram a comercializar bastante. Em duas semanas, várias campanhas por email foram conduzidas, mostrando alguns dos diferentes produtos em um carrossel deslizante e lembrando aos usuários que os equipamentos esportivos também podem ter uma ótima aparência.

Uma seção inteira do site deles lida com a venda de novos produtos As campanhas publicitárias podem guiar os usuários interessados ​​para a página de destino geral, permitindo que eles pesquisem rapidamente vários produtos para encontrar o que precisam.

É importante acompanhar o marketing de lançamento, e essa é uma ótima maneira de mostrar que a consistência e o marketing de massa são uma boa opção.

Erros no lançamento do produto a serem evitados

Ao seguir as etapas de lançamento do produto, é importante evitar vários erros comuns que podem rapidamente interromper sua campanha. Isso inclui o seguinte:

  • Falha ao definir suas idéias de lançamento. Os testes preliminares e o desenvolvimento da estratégia devem ser antecipados. Não é algo que você possa tropeçar se não tiver ideia de para onde está indo.
  • É negligenciado um começo suave. Os lançamentos suaves e os testes beta oferecem o primeiro impulso necessário para você começar e fornecem feedback acionável.
  • Você não tem plano de backup. Às vezes, mesmo as estratégias mais testadas vão para os lados. Crie um plano de backup em várias etapas do processo para poder continuar, mesmo que não atenda às expectativas.
  • Sem a USP Muitos produtos novos não têm idéias de marketing originais e pontos de venda exclusivos, e é difícil manter as pessoas longe de suas marcas estabelecidas, a menos que você possa lhes prometer algo novo e ótimo.

Conclusão

A introdução de novos produtos pode ser estressante. No entanto, como a maioria dos novos produtos é difícil de chegar ao mercado e não é realmente bem-sucedida, você precisa investir tempo e dinheiro neles. Um lançamento forte do produto pode dar o impulso para manter as coisas funcionando.

É importante lembrar que o lançamento de produtos geralmente causa algumas surpresas. Temos que pegar o que aprendemos durante o processo e nos adaptar à medida que avançamos. A agilidade será uma habilidade essencial em muitos lançamentos bem-sucedidos. Enquanto o foco principal estiver na melhor conexão possível com seu público, você provavelmente estará no caminho certo.

Gostaria de saber mais?

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  • Quanto custa abrir uma loja de envio direto?
  • 10 melhores produtos que podem ser vendidos on-line em 2019
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  • 8 métodos para encontrar sempre produtos de sucesso

O artigo a seguir descreve como fazer um ótimo lançamento de produto.

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