Curiosidades

Onde utilizar o vidro inteligente?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Além de ter a função de equilibrar a temperatura, o vidro inteligente também é eficiente para separação de ambientes em residências e principalmente em ambientes comerciais e de escritório.

No caso da separação de ambientes o material que está inserido no vidro precisará ser estimulado por energia. No estado normal o vidro inteligente terá uma cor branca, ou ficará embaçado, impedindo a visualização do ambiente interno. Quando estimulado, as partículas do material se alinham e é possível ver por entre o vidro.

Transformação do vidro inteligente

No caso do vidro inteligente ser utilizado em áreas externas, para controle de temperatura e energia, a transformação do vidro é gradativa. Quando é no caso do vidro em ambiente interno estimulado por carga elétrica, a transformação é feita em menos de um centésimo de segundo.

Muitos chefes utilizando suas salas com esse tipo de vidro, utilizando ele transparente para poder visualizar o ambiente da sala ou de outro setor da empresa, e no momento que precise fazer reuniões importantes, ou se isolar para um trabalho específico é só fazer com que ele fique opaco.

Efeito termocrômico

O efeito termocrômico é exatamente este que o Dr. Zhong Ling utilizou nos vidros da janela, que foi obtido com o seu experimento. Ele faz com que o vidro fique opaco à medida que a temperatura a qual for exposto for subindo.

Durante o inverno, funciona como bloqueador térmico, evitando que o calor do ambiente se esvaia. No verão, reflete radiação infravermelha, evitando o aquecimento do ambiente interno. Esse processo ocorre de forma automática, sem qualquer tipo de manipulação externa.

Outras funções do vidro inteligente

Quando os vidros inteligentes são utilizados para ambientes internos, existe uma outra funcionalidade bacana que pode ser adicionada a ele.

Quando está desligado, e permanece opaco ou na cor branco, é possível que seja utilizado para a projeção de imagens.

Outra vantagem do vidro inteligente é que ele também é eficaz com relação à passagem de sons e ruídos. Ele isola o ambiente e é perfeito em situações dentro de empresas e escritórios.

Com o uso do vidro inteligente não é necessária a utilização de cortinas e persianas, ou de filmes ou outros produtos aplicados ao vidro para evitar a luminosidade.

É possível criar também, com a utilização do vidro inteligente, efeitos visuais criativos e inovadores com a mudança dos estados. É muito utilizado em hotéis e motéis para a divisão da área da banheira. Outra vantagem é que a utilização de vidro inteligente em áreas internas tem baixo custo de consumo de energia.

Comments are closed.